domingo, 13 de abril de 2014

Genealogia José Rodrigues Dos santos

                           Genealogia  José Rodrigues Dos santos

   Antes de começar estas genealogias, devo colocar observações que devem ser levadas a sério, se você procura ligações com estas famílias antigas.
   Primeiro; pouquíssimas pessoas trazem hoje o sobrenome destes troncos que irei mencionar aqui. Só em Mato Grosso são 110 anos de historias destas famílias que até a terceira geração houve casamentos consanguíneos que perpetuaram o nome por certos tempos.  Depois de 1950, novas pessoas foram adentrando a família e novos sobrenomes foram surgindo. Alguns desapareceram por completo.
   Segundo; Nem todos que assinam como os velhos troncos são da família. Na genealogia, existe a dança do sobrenome que ficam por certo tempo (época) e é substituído por outro.  Antigamente,quando casavam,as mulheres perdiam completamente o sobrenome, onde passava usar o do marido. Agora, na “modernidade” usam as duas partes nos filhos.  Afinal, os pais são dois.
Terceiro e último conselho para quem quer pesquisar a genealogia da família: Procure pelos sobrenomes dos bisavôs ou avós, assinando ou não o mesmo sobrenomes deles, você descende deles!
   Embora usamos sempre um casal pra começar uma genealogia, sabemos muito bem que isto é impossível e errôneo.  Como na genealogia Rodrigues Dos Santos, Sobrenome usado por ter mais descendentes, outros sobrenomes foram apagados e perdidos para sempre, pelo fato de Mulheres esposas  ter perdidos o sobrenome de solteira para assinar o nome do marido e os filhos continuarem a usar o nome do pai.
   No caso aqui citado, Duas irmãs que assinavam Andrade e Mello são a grande clã da família Rodrigues e Farias. Na segunda geração, novamente os farias perde o sobrenome para usar os Rodrigues nas pessoas de Três Irmãs: Felisbina Farias Campos, Josefa farias Campos, Clotilde  Farias Campos.

  Manoel Rodrigues dos Santos Peró, Córrego Seco, Petrópolis RJ. 1770 + 1850
Teve Quatro filhos:
Pedro José Rodrigues dos santos Peró
José Pedro Rodrigues dos Santos Peró
André Rodrigues Dos Santos Peró
Izabel Rodrigues dos santos Peró
José Pedro Rodrigues Dos Santos Peró e...? 
Teve Sete filhos:
Eduardo
Manoel Conrado
Germano...     Morto aos 17 anos, esta enterrado dentro da igreja São Sebastião Alemão, Palmeiras, GO
Moisés
José Rodrigues dos Santos
Pedro... Desaparecido, Fugiu com uma ex-escrava que a amava. Qualquer informação é generosa.

genealogia
José Rodrigues dos Santos e Porcina de Andrade e Melo (ele morto em 1924. Ela em 11 de agosto de 1926
Tiveram Dez Filhos:
José R Santos Filho
Isaías R Santos
Maria R santos
Isabel R Santos
Isordina R santos
João R santos
Luiz R Santos
Jerônimo R Santos
Felisbino R Santos
Pedro R Santos.

Jose R Santos Filho casou com Antônia R de Moraes
Isaías R Santos Casou com Josefa de Farias Campos
Maria R Santos Casou com  Antonio Lúcio 
Isabel R santos Casou com  Moisés R santos Filho ( Filho de Moisés R Santos e Francisca de Moraes)
Isabel R Santos Casou com Abel Ribeiro
João R santos Casou com Satilha ferreira de Lara  
Luis R Santos Casou com Isabel R Santos em primeira núpcias, a segunda foi com Isabel Nunes
Jerônimo R santos Casou com Cloltides de Farias Campos
Felisbino R santos casou com Felisbina de Farias Campos,que Viúvo em 1937,casou com Nadir lopes
Pedro R Santos casou com Juvença da Cruz

Segue

GENEALOGIA JOSÉ R. SANTOS E ANTONIA R. MORAES
filhos:
JOSÉ  R SANTOS e ANTONIA R SANTOS

PORCINA R SANTOS casou com Agenor mandioca,natural da bahia,cuja descendência é do vilarejo de arenapolis,perto de entre rios,juscimeira MT

ORCINO R SANTOS  casou com Conceição R santos,filha de João Moises R de Moraes, filho de Moisés R Santos, Filho de Pedro R Ssntos Peró

ANTONIO R SANTOS com Maria de Araujo

 JOÃO R SANTOS casou com Florozina R Santos,  filha de Felisbino R Santos,Filho de José R Santos,filho de Pedro R SAntos Peró

ABEL R SANTOS Casou com Rosalina R Santos, filha de Felisbino R Santos,Filho de José R Santos,filho de Pedro R SAntos Peró


SEBASTIÃO R SANTOS casou com Luiza R Santos,filha de Felisbino R Santos,Filho de José R Santos,filho de Pedro R SAntos Peró

CARLOS R SANTOS casou com Manoelina Paes de Barros,filha de Lindolfo Paes de Barros,filho de Joaquim Paes de Barros

PERCILIA R SANTOS casou com GEORGE CURY MUSSI,filho de George Cury Mussi , de Saõ Lourenço de fátima.MT


DURVAL R SANTOS. Casou com 



domingo, 6 de abril de 2014

Genealogia Eduardo Rodrigues dos Santos

  Estou em construção,e as postagens serão semanais.Tenha paciência!


Manoel Rodrigues dos Santos Peró, Córrego Seco, Petrópolis RJ. 1770 + 1850
Teve Quatro filhos:
Pedro José Rodrigues dos santos Peró
José Pedro Rodrigues dos Santos Peró
André Rodrigues Dos Santos Peró
Izabel Rodrigues dos santos Peró
















José Pedro Rodrigues Dos Santos Peró e...?
Teve Sete filhos:
Eduardo
Manoel Conrado
Germano.......     Morto aos 17 anos,esta enterrado dentro da igreja São Sebastião Alemão,Palmeiras,GO
Moisés
José
Pedro.............. Desaparecido, Fugiu com uma ex-escrava que a amava. Qualquer informação ,é generosa.

Todos Rodrigues dos Santos Peró... em Goiás. Quando Entraram em mato Grosso em 1902,ficou expressamente proibido usar o último sobrenome PERÓ. O porque disto,perdeu-se na História do tempo.


   Eduardo R. Dos Santos, nascido em 1840, é considerado o Rodrigues que mais anos de vida teve. Filho de José Pedro Rodrigues dos Santos Peró e cuja mãe desconhecemos, já que José Pedro, ou Pedro Peró, como era conhecido, ficou viúvo e seu Historiador, que descendia dos Rodrigues não menciona qualquer nome da finada esposa de Pedro Peró. No Livro "História de Palmeira de Goiás" Cuja História é contada Por Jerônimo Rodrigues de Abreu, foi colocado no livro “História de palmeiras de Goiás” em nome do Historiador e membro da academia de Letras De Goiás, José Junio Pereira Lopes, e depois reescrito Pelo Historiador Paulo Bertran, a pedido do então Prefeito Ernani Lopes. Dele saiu o livro "Palmeiras de Goiás: primeiro século" em 2005. Eduardo R. Santos foi Casado com Francisca De Moraes, que descendia dos Martins que Haviam comprado as terras de seus primos Andrades, fundadores, que havia doados oitocentos alqueires de terras para fundação da cidade de São Sebastião do alemão, Hoje palmeiras de Goiás em 1850.
   Os Descendentes dos Martins de Moraes, 140 anos depois tentava recuperar as terras doadas a cidade sem compreender realmente o que havia acontecido. Porcina ,esposa de José Rodrigues dos Santos,que assinava o nome de solteira,trazia o nome de Porcina De Andrade e Mello e descendia diretamente dos Andrades .Por este detalhes,as  rixas entre estas famílias,(100 anos depois,já que todos os fundadores da cidade entrelaçaram em laços matrimoniais,sendo todos Oficiais da Companhia de Sto.Antonio,da Guarda Nacional republicana.
   Por este motivo,Francisca de Moraes negou a vir para Mato Grosso,e ficou em Goiás junto com seu filho Firmino,onde Morreu.
   Eduardo R santos, em Mato Grosso,adquiriu terras e formou duas fazendas,abaixo de São Lourenço De Fátima.As Duas fazendas chamavam-se,Beleza e Belezinha,cujo descendentes ainda vivem lá. Eduardo R.Santos e Francisca Moraes tiveram cinco filhos: Francisca, João,Germano,Firmino, Olímpio. Eduardo morreu em 1936 aos 96 anos e esta enterrado aos fundos de são Lourenço de Fátima ao Oeste de Rondonópolis. Francisca Rodrigues de Moraes e João Moisés Rodrigues, João Moisés R Santos, irmão de Eduardo, casou com Francisca de Moraes sua sobrinha, como eram o costume da época. As Pobres "Prometidas" já nasciam com o destino traçado e raramente escapavam dele.
   Moisés R Santos viveu em Rondonópolis até quando todos foram cuidar de suas próprias terras. Moisés adquiriu suas terras ao leste de onde hoje é a cidade de Juscimeira, onde Foi Fundado o Garimpo Das "Pombas" e "Raizinha" e "boca da mata" Cemitério dos assassinados do Garimpo de Poxoréo, onde eram executados, aos fundos De Juscimeira, que dava em Poxoréo, cuja estrada passava ao pé do morro. Suas terras levava o nome de "Pulador" Onde existia um pequeno córrego fundo,más em um lugar com a passagem estreita onde para passar todos pulavam por cima. Futuramente, estas terras passaram para seus herdeiros, e ele passou a velhice em Poxoréo, onde tinha uma filha que tinhas terras aos pés do Morro da mesa, que pertencia a seu genro Alexandre R santos, onde, na época que a hanseníase dizimou Rondonópolis, havia um grande cemitério para os corpos destas vítimas.
   João Moisés 1 esta enterrado em poxoréu, onde morreu em meados de 1940. João Moisés e Francisca de Moraes tiveram seis filhos

Genealogia Manoel Rodrigues dos santos conrado

 Manoel conrado,filho de José Pedro Rodrigues dos santos Peró Manoel conrado casado com Domingas dos santos Filhos: Horácio R. dos Santos  G...